13 Dicas para Realizar um Casamento Perfeito.

1 - Assessoria e Cerimonial

O primeiro passo para a preparação do seu casamento é buscar uma empresa especializada que preste serviço de Assessoria e Cerimonial para casamentos. É ali que você encontra a sequência do que e como devem ser feitas as contratações e preparação do grande dia. Serão vários encontros, conversas, pessoalmente ou via meios de comunicação, onde será possível conhecer os gostos dos noivos, a cultura, costumes e o que mais prezam no dia do casamento.
É com a Assessora de Casamento que todos os assuntos serão abordados, planejados, previstos e organizados. Muitas dicas de casamento serão apresentadas e tudo será realizado em conformidade, o conhecimento e experiência da empresa de Assessoria juntamente com o sonho e desejo dos noivos de realizar o melhor casamento.
O Cerimonial tem papel fundamental na organização do casamento e no grande dia, pois planeja, organiza e coordena todos os detalhes para que os noivos fiquem tranquilos e o grande dia seja inesquecível. A cerimonialista é quem rege, como um maestro, todos os envolvidos, desde sua pré-produção à execução do evento, para que tudo aconteça de forma harmoniosa e perfeita. É por isso que responsabilidade e atenção são qualidades fundamentais em um profissional do ramo.

Dica: O recomendado é contratar uma empresa realize a Assessoria e o Cerimonial juntos, a eficiência é maior. E claro, a melhor dica, é tentar entrar em contato com noivas que tiveram seu casamento realizado pela empresa que está pretendendo contratar, não tem erro.

2 - Convites de Casamento

O segundo passo para o bom andamento da organização do seu casamento é a lista de convidados, famosa por ser a parte mais difícil. Algumas dicas de como fazer uma lista de convidados de casamento são:

  • Definir o tamanho da festa, para quantas pessoas serão os preparativos;
  • Separar os convidados por afinidade;
  • Conversar com ambas as famílias para que façam sua lista de parentes e amigos;
  • Noivos fazem juntos a lista de convidados;
  • E a ultima dica, convide quem você realmente quer que viva esse grande dia com você e com quem você ama.

Para escolher os convites, são vários modelos de convites de casamento. É muito adequado que os convites sejam o inicio de toda a parte gráfica e da linha que deseja seguir no seu casamento, se clássica, moderna, rústica, romântica, enfim, seguir o estilo do inicio ao fim de todos os detalhes.

3 - Local do casamento

Qual o melhor local para a cerimônia e a festa de casamento?
Antes de tudo você deve definir com o consentimento das famílias, se a cerimônia será na Igreja ou local que frequentam ou se no mesmo local da recepção e da festa.
Deve-se levar em consideração se o local comporta o numero de convidados, espaço para Buffet, mesa de doces, banda, pista de dança, lounge e outros ambientes que se fizerem necessários. Também se é climatizado e claro, se você se imagina chegando no grande dia vestida de noiva e entrando por aquela porta e abrindo aquele sorriso maravilhoso ao ver o lugar dos seus sonhos com a decoração que imaginou e com as pessoas escolhidas para compartilhar este momento.

4 - Buffet e Bebidas
Para escolher o que servir no dia do seu casamento, a sugestão é conversar com vários buffets especializados em casamentos, pois sempre terão várias sugestões e você pode escolher o que fica de acordo com o seu gosto e bolso.
Uma dica do que servir no casamento é oferecer uma entrada, um couvert, logo na chegada do convidado a festa. Pode ser uma mesa de frios, um couvert na mesa, salgados quentes e frios, enfim, algo que possa receber o seu convidado e demonstrar o quanto você se preocupa com o bem-estar dele no dia do seu casamento.
As bebidas para servir no casamento podem ser tanto alcoólicas como não. Sempre considerar água com e sem gás, umas 2 opções de refrigerante e 1 opção de refrigerante zero e suco se desejar. As bebidas alcoólicas podem ser cerveja (ideal 1 marca) com e sem álcool (se tiver quem consome), espumante ou champagne, whisky, vodka, energético, vinho tinto e branco. Não é necessário servir todas essa bebidas, podem ser escolhidas algumas opções e também considerar o clima. Uma boa dica é contratar um bartender para servir drinks que alem de animar os convidados, oferece mais uma diversidade.

5 - Decoração de casamento
Esta é a parte que a maioria das noivas mais gosta de cuidar, a decoração do casamento.  Cores, flores, móveis, estilo, modelos de arranjos, são muitas escolhas que deixam as noivas na expectativa de ver tudo como sonhou no grande dia. Algumas dicas de como escolher a decoração de casamento:

  • Pesquise varias fotos na net e em revistas;
  • A partir destas fotos, selecione as que mais gostou, ai vai perceber que já “deu uma carinha para seu casamento” pois já deve estar seguindo um estilo;
  • Separe estas fotos por setores: cerimônia, mesa de convidados, mesa de doces, hall de entrada, lounges, pista de dança, buquê de noiva.

Agora você já tem a ideia inicial de como quer a ambientação do seu casamento!

6 - Vestido de Noiva
Você pode pesquisar vários modelos de vestido de noiva pela net, em fotos e revistas, mas nada se equipara a provar os vestidos. É aí que você realmente começa a sentir-se noiva. E a sensação é Maravilhosa! Então, aproveite e curta cada momento. Convide sua mãe, irmã, melhores amigas, sogra, enfim, quem você confia e quer a opinião.
São muitos modelos de vestido de noiva, a sugestão é que depois de pesquisar e provar, você deve sentir-se confortável e mais linda do que já é. Se o modelo é princesa, sensual ou tradicional, seja a noiva mais linda no seu grande dia!

7 - Fotos e Filmagem

Noiva linda, decoração maravilhosa, momentos românticos, como reviver tudo isso? Com os melhores registros de Fotos e Vídeo.
Conheça vários profissionais, converse com cada um e veja se o que busca para o seu álbum de casamento e o vídeo de seu casamento se identifica com o trabalho de quem pretende contratar.

8 - Músicas

As musicas e as palavras da cerimônia são o que emocionam e realmente mostram a essência do casamento. Devem ser muito bem escolhidas e fazer muito sentido aos noivos, para assim, depois do casamento, quando ouvirem essas musicas, reviverem estes bons momentos.
As músicas para a festa de casamento devem ser selecionadas para a recepção, jantar e depois para  a festa, de acordo com o estilo dos noivos. Pode ser banda, Dj, uma mescla disso, enfim, de acordo com o gosto e bolso dos noivos. Mas fica uma dica: Uma boa musica é sempre um bom resultado.

9 - Som e iluminação
Para uma boa musica, é imprescindível um bom equipamento. Para isso, os profissionais da área devem dar as instruções do que é melhor contratar no dia.
A iluminação é o que dá o toque a decoração, a ambientação. Se uma meia luz, ambiente mais romântico, cênico, ou se luz mais viva, mais quente, depende de cada estilo e decoração.
Dica: sempre converse com o fotografo e vídeo maker, eles sabem o que fica melhor para o registro depois.

10 - Doces e Bolo
É uma brincadeira, mas também é verdade. O que é mais esperado em uma festa de casamento? A noiva. Em segundo lugar? O noivo! Para os noivos de plantão, essa é a reposta da sua mamãe, pois dos demais convidados a resposta é: a mesa de doces. Ela é sim uma grande atração da festa. Então, escolha muito bem os doces, media de 6 a 8 por pessoa, com uma variedade de 6 a no Máximo 10 sabores diferentes.
O bolo de casamento esta sendo muito usado bolo artístico que fica na mesa de doces ou em outra mesa próxima. São muitos modelos de bolos artísticos de casamento, escolha o que mais combina com você e a decoração que escolheu para seu casamento. O bolo que é servido aos convidados já sai cortado da cozinha. Sabores e quantidades variam do gosto e quantos convidados. Uma dica: escolha sabores que a maioria gosta, pois assim agrada mais.

11 - Lembrancinhas
O que oferecer de lembrancinhas aos convidados? Todos amam levar um doce, um bem casado, pão de mel, algo que possa comer e relembrar no dia seguinte. Algo para se guardar, deve ser muito bem pensado, se a ideia é essa, uma lembrança, algo que fique, que seja algo bacana. A dica é pensar em uma lembrancinha de casamento que gostaria de ganhar como convidada de outro casamento, deixaria na sua decoração? Usaria no seu dia a dia? Pense nisso e deixe uma boa lembrança.

12 - Buquê de noiva
É o que fará parte do seu visual. Assim como o vestido, cabelo, maquiagem e acessórios, o buquê é o que aparece com você em praticamente todos os momentos, então escolha muito bem. Cor, flor, formato, não precisa combinar com a decoração, muito pelo contrario, quanto mais diferente e original, mais destaque terá.
Para jogar o buquê, não precisa ser o mesmo que entrou na Igreja e fez todas as fotos, pode ser outro buquê, com outras flores e cores, ou também tem varias brincadeiras que podem ser usadas. Depende do que você gosta, se é desinibida, se gosta de brincadeiras ou se de algo mais discreto.

13 - Valsa dos noivos

Comentário de uma noiva: "gostaria muito de dançar a valsa no meu casamento, mas meu noivo não sabe dançar e nem gosta, o que fazemos?"
Primeiro, não precisa ser uma valsa tradicional, pode ser uma musica que lembre bons momentos a vocês dois e podem ficar juntinhos curtindo o momento. Ou então, ensaiarem alguns passos, uma sequencia de passos, com um instrutor, que sugira musicas e possa preparar isso com vocês. Alem de surpreender os convidados, se é o caso de não saberem dançar, é um grande desafio e superação aos noivos e pode ter certeza, o resultado é fantástico, não apenas por viver o momento, mas também pelos registros que ficam.

Se você gostou deste post e conhece alguém que está casando ou trabalha com esse mundo maravilhoso dos casamentos, compartilhe essas informações! Elas podem ajudar a esclarecer muitas dúvidas.

Fotos: Fotografe Studio - Kiko Sierich - Edu Freire - Eron Zeni - Andress Ribeiro