Quanto Tempo de Antecedência é o Ideal para Organizar uma Festa de Casamento?

curso de assessoria e cerimonial para casamentos - decoração de casamento

Isso varia de acordo com a cidade que será sua festa. Em grandes centros, para agendar igreja, é necessário as vezes mais de 2 anos e meio. Em outros locais, 1 ano e meio de antecedência é um bom prazo, para que tudo ocorra com tranquilidade e possa ser escolhido sem pressão. Pode ser antes, melhor ainda, e se for menos de 1 ano, terá menos tempo para escolhas e previsão financeira.

Leve em consideração se a data é próxima de feriado, para cidades turísticas, hospedagem, passagem aérea, ficam mais disputadas para os convidados, porem a probabilidade da maioria dos convidados virem é muito maior.

Caso deseje contratar algum profissional especifico, seja fotografo, film maker, cerimonialista, banda,  enfim, já busque a disponibilidade destes profissionais assim que definir a data. Mas tenha mais de uma data em mente para assim ver disponibilidade tantos dos locais como dos profissionais e assim busque as opções que deseja e veja se concilia.

Agora quer saber um pouquinho mais de como seguir com seu casamento?

Leia este post completo!!

curso de assessoria e cerimonial para casamentos - valsa dos noivos

Noivou? E agora? Por onde iniciar? Busque o auxilio e o conhecimento de um profissional de Assessoria e Cerimonial de Casamentos. E quais informações você precisa ter que este profissional irá lhe perguntar? Data do casamento, numero previsto de convidados e o que você tem em mente.

A partir disso você poderá iniciar uma grande parceria para o seu grande dia e então iniciar o passo a passo da sua festa. Siga estas dicas iniciais e isto irá lhe ajudar muito:

curso de assessoria e cerimonial para casamentos - decoração da igreja

Se o seu casamento for em Igreja,  informe-se da capacidade, dos horários disponíveis, se tem mais casamentos ou missas/reuniões no mesmo dia, quais os documentos, regras, os procedimentos para entrada da equipe de decoração, músicos, cerimonial.. Enfim, todas as regras da igreja para horário de inicio e fim, musicas que são permitidas, números de padrinhos, pajens e damas, tipos de arranjos de flores, o que pode ser feito na saída da igreja, se é permitido fechar a porta para a entrada da noiva e outros detalhes que a própria igreja deverá informar.  Verifique os documentos necessários para dar entrada ao casamento e também sobre curso de noivos ou outros cursos e ações, se é necessário, quando é feito, e tenha muito cuidado com estes prazos. As igrejas gostam muito que quem faça o contato com eles sejam os noivos, para terem mais proximidade e um envolvimento maior no dia.

curso de assessoria e cerimonial para casamentos - decoracao de casamento

Quando a cerimonia e a festa são no mesmo local, observe se sua preferencia é para cerimonia em formato de auditório ou as pessoas sentadas em formato de jantar, já nas mesas, por questão de espaço, decoração e som. Verifique se o local tem acordo de exclusividade com algum fornecedor, exemplo buffet, decoração, etc e também se possui gerador de energia, item indispensável em festas.

Em caso de ser ao ar livre a cerimonia, pense no plano B, em caso de chuva, deve haver um local que possa ser realizada a cerimonia sem comprometer o conforto dos convidados.

curso de assessoria e cerimonial para casamentos - cerimonia ao ar livre

Para o casamento civil, é necessário verificar junto ao cartório quais são os documentos necessários para dar entrada ao casamento, prazo para ser feito e veja se o casamento civil sera no próprio cartório ou no dia da festa. Veja também os custos e os horários disponíveis.

Fica uma dica para casamentos que a festa e a cerimônia é no mesmo local lembre-se, no convite, o horário deve ser 30 minutos antes do que foi marcado com o juiz de paz ou celebrante, para dar tempo dos convidados chegarem e se acomodarem e assim não ter atraso para o inicio, pois o celebrante pode ter outros compromissos na sequencia. Em caso de cerimonia na igreja, 15 minutos antes é suficiente.

Claro, todas essas informações o profissional Assessor e Cerimonialista irá conduzir da melhor maneira para que tudo fique de acordo com o que você espera do seu grande dia!

Se você gostou deste post e conhece alguém que está casando ou trabalha com esse mundo maravilhoso dos casamentos, compartilhe essas informações!