Cuidados e dicas para uma boa Iluminação para eventos

Cuidados e detalhes sobre iluminação de eventos de Casamentos, Festas de 15 anos, formaturas e eventos corporativos.

 Foto Kiko Sierich

Foto Kiko Sierich

Você aguardou ansiosamente o grande dia. Preparou tudo com cuidado: a recepção, o buffet, as bebidas, a decoração e o som da sua festa. Na hora do evento, entretanto, algo parece estranho. O ambiente não parece nada com aquilo que você imaginou, parece meio escuro, meio sem vida. Já passou por uma situação dessas, em sua festa de 15 anos, formatura ou casamento? Caso a resposta seja sim, você deve ter se esquecido de algo fundamental para o sucesso de seu evento: a iluminação.

 Foto Kiko Sierich

Foto Kiko Sierich

 Foto Kiko Sierich

Foto Kiko Sierich

Na correria para aprontar tudo, você acaba deixando de lado esse item que vai fazer toda a diferença. Afinal, de nada vale todo o cuidado com a decoração e os detalhes do ambiente se eles não forem valorizados e, pior ainda, se ficarem no escuro. Portanto, no seu próximo evento, inclua um profissional e equipe técnica qualificada no seu orçamento e veja a diferença. Como já sabemos, a iluminação pode valorizar ou estragar toda a ambientação. E não basta fazer uma iluminação geral, branca e chapada. Nem todo mundo sabe, mas existe um profissional chamado iluminador, que cria todo o conceito do seu evento, no que se refere à luz e aos efeitos. Também chamado de "light designer". Conhece os conceitos de luz e sombra, como adequar as cores e conceber o mapa de luz.

          Foto Mansano Fotografia

         Foto Mansano Fotografia

 Foto Kiko Sierich

Foto Kiko Sierich

Existem muitas opções de equipamento hoje em dia, a maioria com a tecnologia de led, o que facilita a instalação e operação. A partir dos detalhes que você irá fornecer, o iluminador e sua equipe irão montar a luz, ou seja, posicionar o equipamento de forma adequada, valorizando momentos especiais da festa, como a valsa, a entrada dos noivos ou o show do artista contratado. Nem sempre o espaço que você locou para o evento possui equipamento e equipe capacitada. Neste caso, vale a pena contratar uma empresa especializada e marcar uma reunião com o iluminador, para que todos os detalhes sejam acertados, e a luz seja feita de acordo com sua necessidade. Cada evento tem sua peculiaridade, e você vai querer que o seu seja lembrado como um momento único.

Agradecimentos aos fotógrafos André Mansano e Kiko Sierich.

Se você gostou deste post e conhece alguém que está casando ou trabalha com esse mundo maravilhoso dos casamentos, compartilhe essas informações!